Métodos de Educação: AMAR!
- Isabella Lima
- 20 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Em uma recente palestra sobre métodos de educação, a educadora e escritora mineira Adélia Prado surpreendeu o público ao apontar aquele que, para ela, é o melhor método de todos: o amor.

Adélia disse que hoje em dia o amor é uma palavra que remete ao romance, mas que amar é o resultado de ações. Ela, que exerceu o magistério durante vários anos e tem vivência de diferentes experiências e teorias, acredita que independente do método adotado na educação, se não tiver o amor e o envolvimento do professor com o aluno, não tem resultado.
“A pessoa só quer ser ouvida”, reforça a escritora. É o que todo ser humano quer: atenção. Se um aluno está com dificuldades, o professor não tem que simplesmente cobrar resultados. Uma conversa de dez minutos, tentar entender o que se passa por trás, pode ser mais eficiente do que dez lições extras pra reforçar o conteúdo.
E para a escritora, nenhuma forma de carinho demonstra mais afeto do que os poemas. Adélia leu para o público alguns de seus escritos e todos se sentiram abraçados, realmente compreendendo que poema é uma forma de carinho.
Eu, com meus quase 30 anos e uma memória que não armazena mais que 24 horas, ainda me lembro dos poeminhas que aprendi enquanto era alfabetizada. E recordo com afeto das professoras que me ensinaram com tanto carinho.
*********************************************************************************************************
Impressionista
Adélia Prado
Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alaranjado brilhante. Por muito tempo moramos numa casa, como ele mesmo dizia, constantemente amanhecendo.
Comentários