Mariana para além da lama
- Magna Aspásia Fontenelle
- 5 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Apesar do acidente ecologico vale a pena visitar a cidade de Mariana - Minas Gerais - Brasil

Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Foi a primeira vila, cidade e capital do Estado. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtoras de ouro para a coroa Portuguesa
A origem da cidade remonta ao final do século XVII, época em que os bandeirantes chegavam à região em busca do ouro. A designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711, o governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora. Mudara de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
Foi dividida em distritos como :
Bandeirante, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manuel, Furquim, Monsenhor Horta, Padre Viegas, Passagem de Mariana, Santa Rita Durão.
Tendo em um dos seu distrito- Brumadinho, o maior museo conteporrâneo a céu aberto do mundo comum, acervo de várias obras que vão desde Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander dentre outros.
A cidade tem vários pontos turísticos, sendo os principais:
Praça de Minas Gerais, onde se encontram três monumentos históricos da cidade, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Comments