Visita a Inhotim, uma experiência imperdível!
- Elisa M. B. Carvalho
- 5 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Visitei INHOTIM quatro vezes e irei a este maravilhoso lugar quantas vezes tiver oportunidade.

Inhotim é um centro de arte contemporânea e um belíssimo parque botânico localizado pertinho de Belo Horizonte (a 60 km), na cidade de Brumadinho.
O instituto Inhotim foi idealizado por Bernardo Paz, um empresário da mineração de Minas Gerais. Hoje ele é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Muitas coisas encantam em Inhotim: a coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes e as várias galerias de arte com obras de artistas renomados.
O nome Inhotim é uma curiosidade do lugar. No século XIX o local onde se instala o instituto atualmente, era uma fazenda do Senhor Tim (Timothy) que o povo apelidou de “Inhô Tim”. Sabiamente Bernardo Paz apoderou-se do nome como patrimônio cultural. Neste sentido o instituto tem um trabalho muito consciente que é realizar projetos sociais e educativos, formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente. Inhotim desenvolve políticas de melhoria da qualidade de vida na região.
Por ser um museu a céu aberto é um espaço único! Os visitantes percorrem os jardins e as galerias com diferentes trajetos e diferentes sensações. Em meio a lagos e cisnes é possível ver obras de Cildo Meireles brotando da paisagem ou ouvir o som da terra do artista Doug Aitken. De artistas nacionais a artistas internacionais. Não é necessário saber de arte para apreciar as obras que aparecem nas trilhas, montanhas e vales.
Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeos e instalações estão espalhados pelo parque. Vale a pena conhecer Inhotim!
O site oferece muitas informações, mas visitar é fundamental para se ter uma verdadeira experiência artística!
Comments