O que me faz pensar no Ipê?
- Cristina Beatriz S. El-Armali
- 24 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Ótimas lembranças, além de como ele representa o Brasil e como enternece até os mais endurecidos. Por algum motivo, resolvi usá-lo em um trabalho de socialização. Criei um personagem, Vera, que, por ser prima do dono da escola, era chamada de Prima Vera. Prima Vera é uma senhora alegre e espalhafatosa, com uma performance pra lá de primaveril. Ela, então, resolveu usar a linda árvore; de início, desenhou um enorme tronco e, assim, começou sua história.Os alunos de uma escola, depois de um final de semana prolongado, entraram na sala de aula e foram recebidos por Prima Vera com muita alegria. Ela havia chegado mais cedo e colado o enorme tronco da árvore Ipê em uma das paredes, em cujos ramos estavam coladas várias flores.
Nos miolos de tais flores, havia espaço para escrever certas palavras. Prima Vera escolheu uma criança e ela colou a primeira palavra:

_“Vocês foram recebidos com muita alegria, mas o que sentiram um pelo o outro?”
_“Saudades”, responderam os alunos.
Então saudade foi colada ao tronco pelo aluno mais empolgado.
_“Vocês sentiram saudades uns dos outros, mas sentiram também da Tia Prima Vera?”
_“Sim”
_“Por quê?”
_“Porque você é legal”
Legal foi adicionada ao tronco por uma menina quietinha, que fez tudo com uma carinha mais doce e orgulhosa.
Prima Vera lembrou aos alunos que na última aula de Artes, muitos colegas não tinham todo o material necessário, mas ela incentivou-os a emprestar para aqueles que precisavam, e perguntou:
_“Sabe qual o nome desse sentimento de querer ajudar o próximo?”
_“Bondade!”, responderam os alunos mais que depressa.
E assim seguiu-se a aula de Valores Humanos, enquanto a árvore do Ipê era montada na maior alegria e dedicação. Palavras brotavam aos borbotões, todas as crianças participavam. A aula chamou atenção de toda escola, assim como a da Diretora e Coordenador. Quão grande foi a surpresa de Vera quando a direção do colégio pediu para que ela repetisse no dia seguinte a atividade com as demais salas? Enorme! Ela, assustada, respondeu que poderiam tentar. E não é que deu certo?! Todos se comportaram e participaram. Quando questionada o nome da dinâmica criada, Prima Vera respondeu:
_“O Ipê do Amor”.
E é isso, uma árvore tão linda que só pode trazer uma boa inspiração. Tal dinâmica já foi experimentada e desperta nos alunos aquilo que têm de melhor dentro de sua imensa inocência.
Comments