Incêndios
- Elisa M. B. Carvalho
- 24 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Indicado ao Oscar de 2011 como melhor filme estrangeiro.
Assisti recentemente ao filme “Incêndios”. O filme foi lançado no Brasil em 2011, porém como não é um filme comercial, não chegou às telas de cinema de minha cidade no interior do estado de Minas Gerais.

Tenho costume de assistir filmes “baixados” pela internet ou na netflix (serviços de streaming de vídeos). Este filme foi a indicação de meu filho de 22 anos.
O filme “Incêndios” é um drama de produção canadense e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano de 2011.
A história se passa no Líbano dos anos 70. A atriz belga Lubna Azabal encarna a mãe Nawal, uma libanesa cristã que fica grávida de seu namorado mulçumano. Ela tem a vida poupada, mas é separada de seu filho ainda bebê.
O diretor Denis Villeneuve nos transporta para o drama focalizando inicialmente a morte da mãe e a leitura do testamento por um tabelião aos filhos gêmeos Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim). No testamento os dois teriam que encontrar um irmão até então desconhecido e o pai que julgavam estar morto.
A partir daí o filme mescla a trajetória da filha Jeanne na busca do irmão e de seu pai. A narrativa da busca pelo passado mistura a vida das duas personagens – mãe e filha – e nos faz penetrar na guerra civil que se instala no Líbano. Por fim, o desfecho da história - o encontro - nos lembra uma tragédia grega.
Com a tragédia mostrada neste filme repensamos as atitudes de ódios religiosos e as lutas culturais e nos sentimos, a todo momento, tentando apagar incêndios!
FICHA TÉCNICA
Gênero: Drama
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve
Elenco: Allen Altman, Lubna Azabal, Maxim Gaudette, Mélissa Désormeaux-Poulin, Rémy Girard
Produção: Kim McCraw, Luc Déry
Fotografia: André Turpin
Trilha Sonora: Grégoire Hetzel
Duração: 130 min.
Ano: 2010
Trailer
Comments