Castelo Rá-tim-bum - A Exposição
- Paula Sunega
- 16 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Klift Kloft Still, a porta se abriu....

Desenvolver um programa de televisão não é fácil, voltado para o público infantil então, demanda muita dedicação. Mas este desafio foi surpreendentemente superado pela equipe do Castelo Rá-Tim-Bum, que consegue até hoje ser atual e prender a atenção de seu público. Foi exibido pela TV Cultura originalmente entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios e mais 1 especial.
A série é considerada um dos melhores produtos audiovisuais brasileiros, ganhadora de diversos prémios nacionais e internacionais.
Para comemorar 20 anos da produção,uma exposição foi organizada. A exposição abriga cenários, fotos, figurinos dos personagens e objetos de cena do programa.
A exposição ja passou por São Paulo e atualmente esa no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro,até o dia 11/01. Vale a pena conferir se estiver por lá. Vamos torcer para que a exposição se torne etinerante e viaje por outras cidades do Brasil.
Exposição Entrando no castelo os visitantes têm a oportunidade de conferir mais de 21 espaços, incluindo 12 cenários recriados de forma fiel ao programa como a Biblioteca, Laboratório de Tíbio e Perônio, Sala de Música e da Lareira, Cozinha, Quarto da Morgana, Ninho dos Passarinhos e Lustre do Castelo.
Nestas salas, os visitantes veem de perto peças recuperadas e restauradas especialmente para a exposição, como objetos de cena, maquetes, croquis e figurinos, além de bonecos originais dos personagens Gato Pintado, monstro Mau e réplicas da cobra Celeste e botas Tap e Flap. Para quem era criança e assistiu, é emocionante passar pelos cômodos do castelo,e reviver a infância. Já para as crianças de hoje, que não pegaram o lançamento, mas ainda pode assitir as reprises, um mundo de fantasia é vivido.
Bastidores Documentos originais que registram o início do projeto também estão expostos. Entre eles, testes de elenco e as diretrizes pedagógicas que balizaram a criação dramatúrgica, além de roteiros originais e estudos de cenografia.
O público também pode conferir mais de 30 trechos de depoimentos especialmente gravados por atores do Castelo Rá-Tim-Bum e pela equipe de produção do programa.

Sobre o programa Com a colaboração de 250 profissionais – diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores pedagogos – o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. O Castelo é uma criação do diretor Cao Hamburger e do dramaturgo Flávio de Souza, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.
Relembre o primeiro episódio
Fotos exclusivas da Exposição


"O Dr. Victor esta chegando... O Dr. Victor Chegou!! "
O relógio do Castelo.





Piano Musical - Sala de Música
"Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suor!!"
O ratinho
Pedro, Biba e Zequinha
As crianças
"Somar é legal!"
fura-bolo, os dedos e ratinho
"Enquanto isso, no lustre do Castelo"
casa de Lara e Lana, as fadinhas
Celeste, a cobra mais querida do Brasil
Clique aqui e confira o folder da esposição - FOLDER
Comments